Marketing Digital: o que é e como começar hoje mesmo

O que exatamente é marketing digital e como podemos usá-lo de forma eficaz? Aqui, tentaremos lhe dar uma introdução ao que é marketing digital e, em seguida, daremos algumas dicas sobre o que você deve fazer para configurar uma boa campanha de marketing.

Marketing Tradicional vs Marketing Digital

Pode ser bom começar pelo básico e é fácil e direto saber qual a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital.

Se olharmos para o marketing tradicional, ele tem duas desvantagens principais: é uma comunicação unilateral e você não recebe nenhum feedback em tempo real.

O marketing digital, por outro lado, abre canais de comunicação bidirecional com nossos clientes e potenciais clientes. Também recebemos feedback em tempo real e podemos saber imediatamente se o que fazemos funciona ou não.

Além disso, temos a grande vantagem de grandes quantidades de dados de análise de campanhas anteriores e das campanhas que executamos. Se isso for usado corretamente, podemos executar um marketing muito mais eficaz.

Outra vantagem do marketing digital é que obtemos uma compreensão única do comportamento do consumidor. Podemos usar todo esse conhecimento para direcionar nossas campanhas nos mínimos detalhes para que possamos atingir exatamente aquelas que queremos atingir!

Estratégia de Marketing Digital

Antes de começar, é importante definir uma boa estratégia de marketing digital! Se você tiver uma estratégia como base, será mais fácil alcançar as pessoas que você deseja de maneira eficaz. Com uma boa estratégia, você tem a oportunidade de:

  • Colete informações sobre seus clientes e leads
  • Desenvolva seus próprios canais de comunicação
  • Abra novas oportunidades para converter leads em novos clientes e reter os clientes existentes
  • Mais fácil de alcançar seu público-alvo.
  • Automatizar para simplificar a vida cotidiana

São medidas que vão facilitar o dia a dia para você, além de poder atingir um público totalmente novo de forma mais eficiente. Hoje em dia surgem constantemente novas ferramentas e métodos de marketing, pelo que é absolutamente necessário poder automatizar parte do trabalho para estar sempre na linha da frente.

Marketing Digital

Construa um site

Não tem um site? Ou seus sites estão desatualizados para os padrões atuais?

Nesse caso, considere investir em um bom site agora. É o site que representa a empresa para o mundo exterior e, em muitos aspectos, é a base de todo o marketing digital que você realiza.

Uma coisa super importante é ter uma boa otimização de mecanismo de pesquisa em seus sites. Isso aumentará suas chances de ficar alto nas pesquisas orgânicas. Isso torna mais fácil para seus clientes em potencial ou leads encontrarem você.

Sendo assim, otimize o seu conteúdo e foque em apenas uma palavra-chave específica para ranquear, no Fórmula Negócio Online Vale a Pena é assim que funciona.

Depois que as pessoas acessam seu site, é importante ter um bom plano de conversão. Você deve ter um plano de conversão para fazer com que as pessoas que visitam seu site se tornem leads e também um plano para levá-los aos clientes.

Redes Sociais

A mídia social também é um ótimo canal para obter leads, criando e construindo sua marca. O importante a fazer é encontrar a mídia social que melhor se adapta à sua base de clientes. Se o que você está buscando é o B2B, talvez o LinkedIn seja o canal certo.

O que você compartilha nas redes sociais deve ser de alta qualidade e do interesse do grupo de clientes. Dessa forma, você se posiciona e a empresa como formador de opinião e o grupo de clientes vai confiar mais no que você fala.

Concluindo…

Há, hoje, diversas maneiras para começar com marketing digital. Entretanto, é recomendado que você analise o mercado, estude sobre como funciona mais profundamente e, só assim, comece.

Digo isso pois muitas pessoas desistem logo de cara achando que é dinheiro fácil. Não se engane. É simples, não fácil.

Deixe uma resposta